Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

Sacos de jornal*

Vamos ajudar a salvar o planeta!!!(???)


Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo?

Melhor do que encher diversos sacos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenas quantidades de lixo da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixo da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saco de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer, leva 20 segundos.

A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria do lixo de pia e banheiro que existem por aí. Veja:


Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saco de jornal fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.


Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.


Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.


Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:


Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!


Que tal?


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

*Adaptado da internet.

Um comentário:

  1. a autora de um blog que acompanho no japao usa as lixeiras sem nada dentro, depois de cheias ela joga td numa lixeira grande e lava as lixeiras c agua reutilizada (da lavagem de roupas na maquina, dos legumes que botou na agua sanitaria, etc...)
    eu carrego sempre caixas de papelao no carro pras compras, e apesar de faze isso com frequencia a minha casa ta cheia de sacolas
    sempre temos muito mais do que realmente precisamos
    os mercados da cidade nao estao respeitando a lei de nao utilização de sacolas plasticas
    nao estao oferecendo alternativa nem dando desconto.
    nem o carrefour de alcantara deu o desconto noutro dia em que fui la e nao usei a sacola
    outra lei que "nao vai pegar"

    ResponderExcluir