Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cavaleiros da Ordem de Malta

Cavaleiro hospitalário

Os membros da outra ordem militar-religiosa da Palestina levavam vida dupla, ao contrário dos templários: dedicavam-se tanto a alojar doentes e peregrinos no Hospital de São João de Jerusalém (daí o nome) quanto a combater os infiéis como cavaleiros. A ordem mudou sua sede para Rodes e depois para Malta, durando até o começo do século XIX.
Cavaleiro Hospitalário

Em 1099, alguns mercadores da cidade de Amalfi fundaram, em Jerusalém, uma casa religiosa formada por monges, denominada Santa Maria Latina para recolher e ajudar peregrinos. Anos mais tarde construíram junto da casa um hospital a partir daí, formou uma congregação própria, sob o nome de São João Baptista. Em 1113, o Papa forneceu uma regra própria e acrescentou ao cuidado com os doentes o serviço militar dos monges.
Brasão da Ordem de Malta




Assim surgiu a Ordem dos Hospitalários ou de São João de Jerusalém,designada por Ordem de Malta a partir de 1530. Os Cavaleiros de Malta, a partir do século 15, combatiam muçulmanos além de resgatarem prisioneiros cristãos capturados por muçulmanos durante as cruzadas.
Ordem de S. João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta

Uma vez que se é um membro da Ordem dos Cavaleiros Templários o Cavaleiro é elegível para participar da Ordem de S. João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, e assim se tornar um membro das Ordens Unidas. Antes de receber "o grau de Malta”, uma curta introdução ao grau de Cavaleiro de São Paulo é conferida, baseado na história de São Paulo e sua viagem à ilha de Malta. Os candidatos para os Cavaleiros de Malta recebem, então, "o passe do Mediterrâneo", para que os peregrinos possam distinguir um do outro aqueles que tentaram barrar a passagem para a Terra Santa. A cerimônia principal de Malta ocorre em uma Casa do Capítulo da Ordem, e durante a cerimônia, a história da Ordem é explicada, incluindo a fusão com a Ordem dos Templários e sua chegada a Malta em 1530.

A Ordem dos Cavaleiros de São João foi originalmente fundada em Jerusalém durante a primeira Cruzada pela associação de muitos cavaleiros piedosos com os Irmãos do Hospital de S. João, um estabelecimento previamente fundado ,em 1048, para o alívio de peregrinos visitavam a Terra Santa. Mais tarde fundou o que talvez seja sua memória mais conhecida, o Hospital de São João de Valeta, em Malta, que ainda é capaz de ser visitado e visto hoje. Cada Preceptório tem um Priorado de Malta anexado a ele, mas nem todos os Priorados realizam a cerimônia de Malta completa.
Paramentos usados pelos Cavaleiros da Ordem de Malta





Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog, a fidelidade dos textos com a história merece elogios. Somos templários do Brasil e representamos uma Ordem Unificada entre Templários, Teutônicos e de Malta. Para nos conhecer um pouco mais visite nosso site www.templariosdobrasil.com.br

    ResponderExcluir