Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MEU POSICIONAMENTO ACERCA DA VERGONHOSA ATITUDE DA SEEDUC EM NOSSA ESCOLA


Chamo-me Alan Dutra Cardoso, estudante da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Faço o curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí e estudante do Curso Pré Vestibular da mesma escola.

Entrei na rede em 2008. Durante estes 04 anos de CEVI me vi guiado por duas direções. Em 2008, estive presente e participei das Democráticas Eleições para a direção da minha escola. A comunidade Escolar, como um todo, coloca as esperanças na Chapa que concorria e elegemos como diretora geral, a Professora Eliane Arruda e como uma das diretoras adjuntas, a professora Lurdes.

A partir do início do mandato delas, observamos em nossa escola uma série de modificações: Espaço de acompanhamento pedagógico, inúmeros projetos, reformas... Com todas as dificuldades e burocracias, as coisas foram sendo realizadas.

Sou um aluno que gosta de estar atento a tudo em minha volta, além do necessário para o Vestibular, mas porque me interesso por todos esses assuntos, sejam eles questões sociais, políticas, econômicas, etc.

Em 2009, comecei a acompanhar as “reformas educacionais” impostas pela SEEDUC e, como aluno e cidadão, sou totalmente contra. Gastou- se milhões com aluguéis de computadores e ar-condicionado, enquanto dezenas de escolas estão totalmente sucateadas. Professores são obrigados a trabalhar em salas superlotadas, pois as escolas não oferecem estrutura para todos os alunos e, além disso, o quadro Professional do Estado não supre a necessidade de colocar professores para todas as turmas, pois com as péssimas condições de trabalho e com esse péssimo salário, recebemos diariamente notícias de dezenas de demissões na Rede Estadual de Educação. A ex-secretária de Educação lança então um novo projeto, o “Conexão Educação”. Engraçado é que no Boletim Online as notas somem professores não conseguem entrar, alunos também não. O famoso “cartão do aluno” que nunca foi usado. Só deu dor de cabeça pra muita gente, que teve seu cartão RioCard bloqueado antes mesmo de receber o novo. Repito: Dinheiro gasto com coisas de menos importância, que poderia ser investido em coisas benéficas.

Em 2011, observei a postura do atual “Secretário de Educação”, o Economista (!) Sr Wilson Risolia. Observei o andamento de mais um famoso projeto da SEEDUC, o seu “Plano de Metas”. Em relação a este, fiquei perplexo ao analisar os conteúdos, painéis na escola. Até as meninas grávidas e os usuários de drogas aparecem em tais “faróis”. Não vi como este plano pode ajudar na educação, pois a finalidade deste e “premiar” os que alcançarem tais metas e “punir” os que não a alcançarem.

Depois disso tudo, vem o famosíssimo Saerjinho, prova esta que não é elaborada pelos profissionais das escolas e nem mesmo no nosso Estado! Esta prova não respeita a singularidade de cada região. Existem turmas que nunca tiveram aulas de português e matemática, mas são obrigados a fazer a prova. Sem contar em meu curso, o de Formação de Professores, que não tem o “Currículo Mínimo” e também é obrigado a fazer uma prova, sem ao menos estudar aquelas matérias. Observando estes aspectos, como justificar a aplicação desta prova em todo o Estado? Li outro dia no jornal O Dia, que 75% dos alunos da Rede foram reprovados em Matemática. Será por quê? Vão jogar a culpa pra quem agora? Assim que o IDEB do 2º maior arrecadador de receita da Nação sairá do vergonhoso penúltimo lugar?

Devido aos fatos mencionados, vi e apoiei a greve dos profissionais da Educação. Em momento algum me senti prejudicado. O engraçado é que este ano foi o ano da Educação no Brasil. Reportagens e notícias quase que diariamente mostrando o descaso dos governos com a Educação Pública. Greves aconteceram em diversos estados, como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em nosso Estado, encontramos diversos municípios em greve. Será que a culpa é dos professores? Claro que não! A culpa é da administração pública, que não investe em Educação. Se gastará bilhões com a Copa do Mundo e com as Olimpíadas. Mas pra Educação nunca tem dinheiro.

Todavia, o principal motivo de minha indignação, além de todo o exposto, é a maneira como a SEEDUC vem se portando em minha escola. Ficamos sabendo que estão querendo exonerar a diretora de nossa escola; diretora esta que foi eleita DEMOCRATICAMENTE E APOIADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR. Querer exonerar uma funcionária, ou punir, devido à participação de um ou outro na greve é ir contra a lei, não? Lendo a Lei suprema, que rege o nosso País, a Constituição Federal, encontrei o seguinte:

“A Constituição de 1988 dispõe em seu art. 9º: ‘É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender’. É dado aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercer o direito de greve. Não poderá ser decidida a greve sem que os próprios trabalhadores e não os sindicatos, a aprovem.”

Então porque, vergonhosamente, a SEEDUC está tentando exonerar a nossa diretora? Diretora esta querida por toda a comunidade escolar e, com toda dificuldade, trouxe benefícios para nossa escola. Os alunos, professores e funcionários estão revoltados com tal postura. Não vejo motivo algum para tal atitude. Greve não é motivo para punir, pois a própria Constituição Federal dá este direito ao trabalhador.

Diante do exposto, deixo registrada minha completa indignação com este governo e a gestão do atual Secretário de Educação, porque ao invés de investir na melhoria do sistema educacional e nos Educadores, querem perseguir quem exerce dignamente o seu trabalho.

Sem mais nada a declarar.

Alan Dutra Cardoso, CN 4002 – CEVI




Nenhum comentário:

Postar um comentário