Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Segunda parte do texto de Indústria.

Meios de produção:

Segundo a teoria marxista, meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo o que medeia a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da própria natureza.

Os meios de trabalho incluem os instrumentos de produção: instalações prediais (fábricas, armazéns, silos etc), infraestrutura (abastecimento d'água,energia, transportes, telecomunicações, etc), máquinas, ferramentas), etc.

Os objetos de trabalho são os elementos sobre os quais ocorre o trabalho humano (recursos naturais (terra etc.) e matérias-primas (minerais, vegetais e animais).

Segundo Marx, a propriedade dos meios de produção determina a posição dominante da burguesia no modo de produção capitalista. O modo de produção é, por sua vez, determinante na organização da sociedade.

Bens de produção:

São conhecidos como bens de produção ou bens de capital, os equipamentos e instalações — ou seja: bens ou serviços necessários à produção de outros bens ou serviços .

Uma determinada tecnologia utiliza uma determinada combinação dos factores produtivos para a produção de bens e serviços. Quanto à intensidade da utilização dos factores produtivos, a agricultura e a indústria podem ser de capital intensivo (utilizam mais intensivamente o capital) e trabalho intensivo, que utilizam intensivamento o trabalho ou mão-de-obra.

Fatores de produção:

• Terra ou recursos naturais: representa os recursos oferecidos pela natureza para os processos produtivos: a terra utilizada na agricultura ou na qual estão instalados os edifícios, as fábricas, as estradas, etc.; recursos naturais: energias renováveis (água, ar, vento, sol, etc.) e não renováveis (petróleo, gás, minérios, etc.)

• Trabalho: representa todos os recursos humanos, físicos e mentais, tanto adquiridos como hereditários. É medido em termos do tempo despendido na produção (agricultura, indústria, serviços) e pode ser qualificado ou não qualificado.

• Capital: é constituído pelo capital fixo (bens de capital, tais como máquinas, estradas, computadores, meios de transporte, edifícios,etc., necessários à produção de outros bens) e pelo capital dinheiro.

Exemplos:

Qualquer recurso adquirido por uma indústria que visa produzir outros recursos a serem comercializados, pode ser classificado como bem de produção. Assim temos exemplos de indústrias de bens de capital atuando em vários setores da economia:

• Indústrias de Base: Um exemplo válido são as siderúrgicas que beneficiam o minério de ferro, transformando-o em aço, que será por sua vez, amplamente utilizado em construções, fabricações de eletrônicos, ferramentas, etc.
• Gerdau, Companhia Vale do Rio Doce

• Informática: Muitas vezes as empresas que atuam na área de tecnologia da informação não produzem somente bens, como serviços. Já que tais empresas podem tanto oferecer hardware como software, suporte e afins.
• Microsoft, Hewlett-Packard, Pinnacle Systems, Intel

• Transportes: Empresas que criam meios de transporte. Incluem ônibus a serem utilizados pelo sistema de transporte coletivo urbano, caminhões de diversos tipos a serem usados por empresas transportadoras, carros destinados a táxis, etc.
• Volvo, Marcopolo, Randon Veículos

Indústria de base:

"Indústrias de base tem um conceito muito simples. Indústria de base é aquela indústria que produz matéria prima para outra empresa, ou seja, produzindo ou as máquinas, ou a matéria prima mesmo. A Indústria de base, também chamada indústria de bens de produção ou indústria pesada, inclui principalmente os ramos siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.

São indústrias que têm no desenvolvimento de outras indústrias — a montante e a jusante — sua mais importante justificativa.

Essas indústrias transformam grande quantidade de matéria-prima e por isto costumam localizar-se próximas a portos, ferrovias e fontes de matéria-prima para facilitar o recebimento desta última e facilitar o escoamento da produção.São as indústrias que fabricam materiais e equipamentos (matéria-prima) para a construção e montagem de outros equipamentos.

Situação que ocorre de países sub-desenvolvidos para desenvolvidos, que por consequência voltam essas matérias primas para os países de origem com tecnologia por um preço muito alto.

• Exemplo: a metalúrgica produz o aço que será utilizado na montagem do carro.

Bem de consumo:

Bem de consumo é um bem que destina-se a satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.

Exemplificando, são bens de consumo alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc.

Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens.

Podemos dividir os bens de consumo por tipo: Bens Duráveis, Bens de consumo Não Duráveis e Serviços.

Bens de Consumo São aqueles adquiridos pelas famílias podendo ser bens de consumo durável ou não durável.

Os Bens de consumo durável são aqueles que são utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refrigerador ou um automóvel.

Os Bens de consumo não duráveis são usados por um prazo curto ou apenas poucas vezes como os alimentos.

Um produto é chamado de bem porque satisfaz uma necessidade humana.

A Economia, como Ciência, não entra em considerações éticas ou de juízos de valor; ela não questiona o que é um bem ou um mal para o indivíduo e não determina quais as transações que devem ou não ser efetuadas. O fumo, embora faça mal à saúde, é considerado um bem econômico, porque satisfaz a necessidade do fumante.

Obs.: A primeira parte do texto foi postado anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário