Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

Indústria

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

O processo de produção industrial é também conhecido como setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais.

Também se pode usar o termo indústria, genericamente, para qualquer grupo de empresas que compartilham um método comum de gerar dividendos, embora não sejam necessariamente do segundo sector, tais como a indústria bancária ou mesmo a agroindústria.

Indústria de bens de produção ou indústria de base

É toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias. Exemplo: indústria siderúrgica e petroquímica.

Indústria de bens intermediários ou de bens de capital(tipo de indústria de base)

Transforma matéria-prima bruta em outro tipo de matéria-prima e são aquelas que produzem máquinas para outras indústrias. Ex.: fábricas de tornos (Equipa indústrias mecânicas).

Indústria de bens de consumo

É aquela que produz produtos, voltado ao grande mercado consumidor (população em geral). Ex.: Indústria têxtil, Indústria alimentar. A indústria de bens de consumo aparece como indústria leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário