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segunda-feira, 20 de junho de 2016

SEM PARTIDO E SEM SENSO CRÍTICO


Quando eu vejo as pessoas falando hoje sobre escolas sem partidos, eu me lembro das manifestações lá de 2013 quando começaram a barrar naquelas mobilizações, os "tradicionais" manifestantes de esquerda aos gritos de "SEM PARTIDO".

Não sou entusiasta partidarista (apesar de ter uma identificação partidária), mas negar o papel da esquerda mobilizada (em forma de partidos ou não) no processo histórico de lutas populares é minimamente sem nexo, ainda mais se lembrarmos que os coxinhas-trouxinhas-escondidinhos sempre marginalizaram (no sentido se chamar de marginais mesmo) essas lutas populares realizadas pela esquerda.

Bem, hoje, muito por conta dos áudios do Romero Jucá, que deixaram escancaradas a finalidade do impedimento (estancar a sangria da Lava Jato) os próprios "sem partido", já notaram algo que os velhos e calejados manifestantes de esquerda já haviam notado... que os fantasiados de jogadores da seleção estavam sendo usados como massa de manobra para cessar justamente com aquilo que queriam que tivesse prosseguimento (as investigações).

Mesmo assim, o discurso de "sem partido" continua, só que agora para além das manifestações amarelinhas "apartidárias", fomentadas pelos MBLs da vida e financiados pelos partidos que mais possuem políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa.

Essa "ideologia" sem partido das manifestações paneleiras, claramente também eram desprovidas de senso crítico e analítico, uma vez que não conseguiam enxergar nada mais além do que era noticiado no PIG, mesmo assim prevalece a ideia de que a escola sem partido e a melhor solução para a educação brasileira que "sofre" com "ataques" de professores "comunistas" (hehe). Mas fica a questão: A solução para a educação passa por deixar nossos alunos sem senso crítico? Sem questionar as notícias da TV, jornais e mais recentemente em memes "ultra informativos" e de fontes "confiabilíssimas" das redes sociais? A solução é deixá-los sem saber ler minimamente os fenômenos sociais e entender a correlação entre eles? É mais fácil então deixar que um aluno acredite nas ideias do senso comum da direita, que consegue imaginar soluções simplórias, rápidas, mágicas e milagrosas para problemas sociais complexos? A solução é ser SEM PARTIDO e SEM SENSO CRÍTICO então?

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