Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O fator demográfico da China


O governo impõe um rigoroso controle de natalidade
A China tem destaque em relação ao número de pessoas que habitam o seu território, pois atualmente o país é o mais populoso do mundo. O número estimado da população chinesa é de 1,3 (um bilhão e trezentos milhões) de habitantes.

O crescimento vegetativo ou natural da população chinesa tem sido uma das preocupações do governo chinês nas últimas décadas. O processo para reverter esse dado teve início a partir de 1970, quando os índices de crescimento vegetativo atingiam 2,6% anual, doravante o governo tem buscado formas para conter o crescimento da população, a forma encontrada foi de implantar um criterioso e rigoroso controle de natalidade que ficou conhecido como “política de filho único”.

Quando os pais não cumprem com o controle proposto pelo governo são submetidos a punições executadas a partir da perda de direitos a programas sociais, além de a pessoa ser obrigada a efetuar pagamento de multas ou correr o risco de ser destituído do emprego.

A medida de controle de natalidade que recentemente vem sendo utilizada é de oferecer informações, a partir dos meios de comunicação, e também de dispor de métodos de prevenção à gravidez (camisinha, anticoncepcionais), e de modo mais radical, realizar, de forma imposta, procedimentos cirúrgicos que levam as pessoas a se tornarem estéreis, principalmente aqueles que já têm um filho.

Por meio de todos esses métodos, alguns deles questionáveis, o governo alcançou uma diminuição de 2,6% para 0,6%, dessa forma evitou que milhares de pessoas agregassem à enorme população chinesa.

O lado negativo do controle de natalidade 

Para colocar em prática o controle de natalidade, muitas crianças morrem, quase sempre do sexo feminino, uma vez que existe preconceito em relação a esse sexo na China.

Teoricamente, o governo não aprova meios cruéis para o controle de natalidade, no entanto, na realidade o que ocorre é o inverso, os funcionários responsáveis por fiscalizar o controle do governo são forçados, através de fortíssima pressão, a retirar as mulheres grávidas de suas casas e as prenderem para executar o aborto.

Muitas mães são mortas por não aceitarem o aborto, outras têm seus filhos escondidos e suas famílias são torturadas para dizer o paradeiro da gestante, além de ter a casa incendiada.

Muitos casais vendem seus filhos para casais estéreis, para não sofrerem as punições do governo chinês.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. letras do iron maiden!!!

    po, ja ouvi falar sobre uma industria de adoções oriunda da china pros outros paises orientais próximos...

    as mulheres q tem mais filhos do q podem venderiam seus filhos p outros paises

    será?!

    ResponderExcluir
  2. Vou postar aqui um vídeo CHOCANTE sobre a questão de crianças abandonadas na China:http://youtu.be/Zm1wE51n5E8
    Se vc fica impressionada com cenas fortes ñ assista!

    ResponderExcluir