Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Formação de Maremotos

Nos últimos dias, devido o grande desastre natural ocorrido no Japão é assunto recorrente nos mais variados meios de comunicação a temática dos Maremotos que em japonês é chamado de Tsunami, que significa Onda de Porto.

Os maremotos são ocasionados por Abalos Sísmicos (ou terremotos) subaquáticos.

Mas como ocorreu o tsunami no Japão?

A superfície terrestre não é estática, a todo momento a mesma vem sendo moldada por diversos fatores e um desses fatores é o constante deslocamento das Placas Tectônicas.


E o Japão se encontra em uma área de grande atividade tectônica chamada Circulo de Fogo do Pacífico:


Além de se encontrar no Circulo de Fogo do Pacífico o Japão está sobre entre 4 placas tectônicas diferentes: A do Pacífico, a das Filipinas, a Eurática e a Norte Americana.

O maremoto que atingiu o Japão foi provocado por um movimento de deslocamento lateral entre a placa Norte Americana e a do Pacífico.


Movimento lateral como o próprio nome diz é quando uma placa se desloca lateralmente em relação a outra.


Quando esse movimento ocorre de forma subaquática, criam-se as ondas gigantes que são chamadas de maremotos, ou tsunamis.


 Essas ondas podem chegar a 800 Km/h em alto mar, porém ao chegar em águas mais rasas a onda diminui sua velocidade para aproximadamente 80 Km/h em compensação seu tamanho aumenta consideravelmente.

Clique na imagem para ver a animação

Ocasionando imagens de destruição tal como estamos vendo no Japão ou como essas abaixo tiradas antes e depois do maremoto que atingiu a Indonésia em 2004.


Vejam abaixo abaixo a animação da propagação do maremoto que provocou a destruição da imagem acima.


Vale ressaltar que além do deslocamento lateral, ainda existem outros tipos de movimentação de placas como os descrito abaixo:


1) Deslocamento lateral ou trasnformante;
2) Deslocamento convergente com subducção (plataforma marinha X plataforma continental);
3) Deslocamento divergente;
4) Deslocamento convergente com soerguimento (plataforma continental X plataforma continental).

2 comentários:

  1. Adorei a explicação !

    Acrescentando algo que li / ouvi :

    As ondas começam em alto mar com uns 30 cm de altura a 800 km p hr.
    A medida que o atrito com a tera vai aumentando devido a diminuição da profundidade as ondas perdem velocidade e toda aquela água que vai diminuindo sobe, aumentando a altura da onda , que pode chegar a varios metros de altura (se nao me engano falaram 8 mts, mas acho que estou enganada) e 80 km p hr, sendo devido o volume de agua(principalmente) e a velocidade, devastadora.

    Italo, se eu estiver errada pelamordedeus me corrija!

    ResponderExcluir
  2. É por aí mesmo Manuela, essa do Japão chegou a quase 10 metro de altura.
    Em alto mar a onda é praticamente imperceptível dada a sua extensão, porém, aumenta drasticamente quando chega em águas rasas e essa altura depende da alguns fatores tais como formato do assoalho marítimo intensidade do abalo sísmico, distância do epicentro do terremoto com a costa e etc.

    ResponderExcluir