Pesquisar este blog
domingo, 25 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
domingo, 11 de abril de 2010
quinta-feira, 8 de abril de 2010
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Explosão Demográfica X Recursos.
O dia 12 de Outubro de 1999 entrou para a história como aquele em que o planeta Terra ultrapassou a marca de 6 bilhões de habitantes. Nasceu o bebe 6 Bilhões! Um marco para um planeta que não pára de crescer.
A cada segundo 2 pessoas morrem, mas, o mais preocupante é que neste mesmo espaço de tempo, 5 pessoas nascem,10 mil a cada hora, a maioria na África e na Ásia.
Há 200 anos a população da Terra era de apenas 1 Bilhão. Hoje pulamos de bilhão em bilhão a cada 12 anos. O mais assustador é que o crescimento é maior justamente na Ásia e na África, continentes que têm menos condições de arcar com esse Inchaço Populacional. Na Índia com mais de 1 bilhão de habitantes, o crescimento Demográfico é como uma bomba relógio; 33 nascimentos por minuto, 48 mil por dia.
Dois séculos atrás não existia impacto ambiental. Esses impactos passaram a existir a partir da Revolução Industrial e no início do século XIX. O desenvolvimento tecnológico que gerou um maior bem estar da população, cura de doenças; começou-se paralelamente a gerar um incremento da população humana.
No ritmo atual seriam necessários menos de 12 anos para crescer mais 1 bilhão. No ano 1000 havia 310 milhões de pessoas. No ano 2000 mais de 6 bilhões de habitantes em nosso planeta.
Antes não havia impacto porque o meio ambiente tinha condições de suportar essa carga poluidora e os impactos gerados.
Mais pessoas significa, mais poluição e mais bocas para alimentar.
Os recursos do mundo não estão distribuídos de forma igualitária e, em algumas regiões já sentimos terríveis pressões que resultam na escassez de comida e água potável.
Com a população mundial chegando aos 6 bilhões o que mais preocupam são os recursos sem os quais os seres humanos não podem viver. Um deles é a água, que além de ser usada para lavar e cozinhar é fundamental para nossa sobrevivência.
As águas ocupam 71% da superfície do planeta
Sendo 97,5% salgada
Resta 2,5% de água doce no mundo, sendo q desse percentual 69% estão congeladas nos pólos, quase 30% é subterrânea, resta 1% de água doce aproveitável pelo homem, ou seja 0,007% da água na superfície terrestre.
Se falta água d onde tiraremos?
De onde mais se consome?
Divisão do consumo de água:
A água é um recurso limitado, escasso no planeta, e basicamente o grande manancial de água do planeta está nos reservatórios subterrâneos. Sem falar no problema da geração de alimentos, gera também a ocupação dos solos com desmatamentos, problemas de erosão, que inviabiliza a recarga da água doce no planeta.
Qualquer país do Norte da África e do Oriente Médio está enfrentando escassez de água. Quando os países não têm água suficiente para atender a demanda crescente das cidades, eles retiram da agricultura. Eles então passam a importar grãos para compensar a perda da água para a irrigação.
A Índia foi um dos países do mundo, como a China, que implantou políticas de controle de natalidade.
Existe 1 milhão de pessoas com sede, na Índia, e que também podem vir a passar fome.
Quanto mais gente nasce, mais animais morrem porque viram comida ou casacos.
Com mais gente nascendo na Terra, os recursos naturais vão se desgastando até não serem mais suficientes para sustentar nossas vidas.
As causas da fome estão nos planejamentos econômicos de cada um dos países subdesenvolvidos, a opção pela agricultura de exportação explica porque a maior parte das terras de qualidade está ocupada com a produção de alimento e matérias-primas que não vão ser consumidos pelas populações locais.
A maior parte da produção agrícola é voltada para atender o mercado externo.
O debate sobre população levanta questões religiosas relacionadas ao controle da natalidade e também questões sobre riqueza. Os países pobres têm menos capacidade de cuidar de suas populações crescentes, enquanto as nações ricas dispõem de muito mais recursos por pessoa?
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)