Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

E os novos sinais de trânsito de Itaboraí?

Até agora só vi uma pessoa falar sobre eles na internet (Carlos Marins) para ser mais exato.

Mas farei também minhas considerações.

Bem, ao longo dos ANOS alguns chatos falam sobre a questão da mobilidade urbana em Itaboraí, melhor, não só falando, mas apresentando propostas e alternativas para esse problema (que vem se agravando de forma exponencial).

Dentre as alternativas apresentadas existe a proposta de se viabilizar os corredores existentes na cidade. Sim, viabilizar, uma vez que Itaboraí possui outras avenidas e estradas que "cortam" e "ligam" partes a outras da cidade, porém a precariedade das mesmas as tornam inviáveis.

Exemplos?
A Av. São Miguel (rua da Faraó), a Av. Hermínio Moreira, que vai do Centro à Itambi, a Av. Carlos Lacerda (Areal) e tantas outras que serviriam para desafogar o trânsito, mas devido ao seu estado só fazem concentrar o trânsito em algumas ruas.

Outra alternativa é a criação de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários. Transporte não poluente, saudável, "barato" e eficaz!

Também já foi falado sobre o transporte alternativo que serviriam para quebrar o monopólio da empresa que circula no município, para quem sabe assim, forçar os preços para baixo e puxando melhorias na frota. Da mesma maneira que se poderia abrir novas linhas de circulação, linhas essas que a "Maravilha" não considera lucrativa, mas que a população necessita!

E por último a própria quebra do monopólio da ÚNICA empresa a ter concessão de linhas municipais em Itaboraí!

Ah sim, os sinais!

Bem, temos um aparatos de problemas bem diversificados que passam pela questão da mobilidade urbana em Itaboraí. Aí vem o nosso governo municipal e tem uma grande ideia pra "melhorar" nosso problema de mobilidade.

TROCAR OS SINAIS DE TRÂNSITO!

E o pior instalar sinais onde não são somente desnecessários, como são também prejudiciais ao trânsito.

Ou alguém entendeu a causa do cruzamento da R. Pereira dos Santos com a 22 de Maio termos sinais pra quem vai seguir para Venda das Pedras, ou para o Rio Várzea?

O sinal da Pereira dos Santos abre, o motorista que quer entrar na 22 de Maio não sabe se avança o sinal, se para, ou se dá a volta pela Praça de Itaboraí, já que os sinais da Av. permanecem fechados!

Ah, já ia esquecendo, para melhorar ainda mais, foram fechados alguns retornos na 22 de Maio, o que faz com que se centralize ainda mais o escoamento de carros em algumas ruas, piorando ainda mais os congestionamentos...

Grato e parabéns pela paciência de ler.