Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Espaço, Paisagem, Lugar, Região e Território

Espaço, Paisagem, Lugar, Região e Território

Espaço

Espaço – na Geografia (em outras ciências é diferente), o espaço é concebido como uma porção especifica da superfície da Terra, cuja interação entre natureza e ser humano, reflete na reprodução social e na construção da paisagem. (Prof. Geraldo Lopes)
Outros conceitos de Espaço Geográfico:

“espaço geográfico é a união dos elementos físicos e culturais da paisagem” (Prof. Roberto Lobato Corrêa)

“espaço geográfico é a natureza socializada, pois, muitos fenômenos apresentados como se fossem naturais, são, de fato, sociais” (Prof. Milton Santos)

“o espaço é formado por elementos naturais ou artificiais construídos pelo homem, ou seja, a inter-relação existente entre sociedade e natureza delimitada numa porção da superfície terrestre.” (Prof. Humberto Catuzzo)

Paisagem

Paisagem natural – é a paisagem sem a ação modificadora do homem, ou seja, as bases geológicas (geognóstica) e climáticas (vegetacional).

Paisagem cultural – é modelada a partir de uma paisagem natural por meio de um grupo cultural. A cultura é o agente, a área natural é o meio e a paisagem cultural é o resultado.

Lugar

Base da reprodução da vida (vivência afetiva) e pode ser analisado pela tríade habitante-identidade-lugar. O “não-lugar” são lugares de passagem, como aeroportos, estradas, supermercados, local de trabalho etc., não existindo uma relação ou mesmo uma identidade com o indivíduo. Local está relacionado a um determinado ponto de um lugar (coordenada geográfica)

Região

O conceito de região esta correlacionado com continuidade e contigüidade (vizinhança), possuindo delimitação e características semelhantes. Varia conforme as escolas geográficas. Tipos de regiões na Geografia:
  • Região Determinista: (o meio sobre o homem) região natural, ambientalista, descritiva, sem evolução, idiográfica, que segue as características físicas, qualitativa da Escola Alemã.
  • Região Possibilista: (o homem sobre o meio) não estática, possui evolução, interação entre os elementos da paisagem, positivista. Escola Francesa.
  • Região Teorética: (a matemática) também chamada de “Nova Geografia”, uso de modelos matemáticos, visão globalizada e métodos quantitativos.
  • Região Marxista: (o trabalho humano) também chamada de “Geografia Critica”, proposta com uma clara definição metodológica, fundamentada no materialismo histórico e dialético, baseado no marxismo. A delimitação da região na visão critica se dá a partir do melhor meio para a reprodução do capital, sendo o Estado apenas mediador entre mercado, capital e força de trabalho.
  • Região humanista: (tempo e cultura) utiliza-se do espaço vivido, numa revalorização da paisagem e uso da linha fenomenológica, não existindo a neutralidade. Na região humanista é considerada a consciência que o homem possui de diferentes espaços e padrões culturais, próprios de cada sociedade e tempo histórico.
  • Região Nodal: (a rede urbana) refere-se ao “nó” da circulação entre ao cidades (equivale às modernas regiões metropolitanas) influência do centro urbano sobre as demais áreas.
  • Região Histórica: (a história) é toda história da influência progressiva do homem sobre o espaço (formas de apropriação agrícola, rural e urbana) que constitui o fator principal de unidade de paisagem numa certa porção do espaço (região).
  • Região Natural: (a natureza) refere-se à certas partes do espaço que o meio físico que marca mais nitidamente o conjunto da paisagem e, por conseqüência, delimitam a região.
  • Região Econômica: (a economia) é quando a amplitude da atividade industrial marca por toda parte a paisagem.
Território

Está ligado ao poder, dominação e conquista. O território é todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder, podendo ser contíguo ou fragmentado, variando de um quarteirão dominado por uma quadrilha de traficantes e/ou até um bloco constituído pelos paises membros da OTAN.

Extraído do site Geografia Fácil.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O que fazer e onde fazer!

Confira nos links abaixo quais cursos são oferecidos em cada uma das universidades públicas no Rio de Janeiro.

UFF - Universidade Federal Fluminense






UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro



http://www.pr1.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=187&Itemid=71








UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro



http://www.uerj.br/ensino/







UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro












Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro


http://www.unirio.br/default.aspx






Agradecimento à Manuela Nygaard pela ajuda na postagem.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rock e Solidariedade.

No dia 19 de Fevereiro as 18:00 será realizado no Citrus Clube o Festival S.O.S. Rock Região Serrana com as bandas Roldana, Updake, Oldstar e Kletos


Curtir boa música e ajudar a quem necessita?

Todentro!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LEI DE PROTEÇÃO AO PROFESSOR‏

Após a aprovação da Lei de Proteção Ambiental, Lei de Defesa aos Animais, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e mais um monte de leis aprovadas, eis que surge a Lei de Proteção ao Professor.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Essa é para os meus alnos do Pré do CEVI

Já que na semana que vem começam as aulas no Pré vestibular do CEVI coloquei essa música para eles irem entrando no rítmo das aulas.

Esse anos vamos aprovar o dobro de alunos aprovados ano passado!